Inscrições seguem até 6ª feira

01 de Agosto | 12:47

Administração Municipal desenvolve programa de alfabetização para jovens e adultos

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, através das secretarias de Assistência Social e Educação, prorrogou o prazo de inscrições do programa de alfabetização de jovens e adultos.

Com duração de seis meses, o programa objetiva a inserção no mercado de trabalho e a inclusão social de pessoas de diferentes idades que, por causas adversas, não tiveram acesso ao ensino fundamental.

Para facilitar o aprendizado e a adesão de novos alunos, as aulas serão ministradas no período noturno, com flexibilização de frequência em sala de aula.

Ministradas por professores da rede pública de ensino, o curso terá acompanhamento social e pedagógico assim como a declaração de conclusão o que garante a inserção dos alunos, em 2019, no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme a secretaria de Assistência Social, o alto índice de analfabetismo no município foi identificado durante acompanhamento de famílias cadastradas em um dos programas sociais do governo do Estado.

“Nossa equipe constatou que das 40 famílias atendidas pelo menos 10 pessoas são analfabetas. Com base nesses números nós ampliamos o estudo e descobrimos outra dezena de moradores na mesma situação”, explicou a assistente social, Marta Trindade Corrêa.

Ainda de acordo com a servidora, desde então a equipe técnica da pasta, com apoio da secretaria de Educação, passou a buscar mecanismos que reduzissem esse índice.

“De início tivemos várias ideias, inclusive a criação de uma ou até duas salas de alfabetização. Porém para alcançarmos esse objetivo estamos conclamando o apoio da sociedade (...) se você conhece alguma pessoas não alfabetizada converse com ela, fale dos benefícios e a convença a participar do programa”, enaltece.

Gesto de carinho

Nesta semana crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se reuniram para confeccionar cartazes e incentivar a participação no programa.

O gesto simples trouxe bons resultados. Poucas horas após a fixação dos cartazes pelo menos 10 pessoas se matricularam no programa.

“Nosso objetivo era sensibilizar os familiares daquelas crianças, felizmente alcançamos um ótimo resultado”, comemorou a assistente social.

A inscrição no programa de alfabetização de jovens e adultos é gratuita e pode ser feita, até ás 17h de sexta-feira (03), na secretaria municipal de Educação ou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Vitória.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3579 1319.