Saúde bucal

02 de Agosto | 11:38

Prefeitura atende indicação parlamentar e inicia atendimentos odontológicos em distrito de Nova Ubiratã

Os moradores do distrito de Santa Terezinha do Rio Ferro não precisam mais percorrer grandes distâncias em busca de orientações e tratamentos odontológicos.

Isso porque a comunidade, situada a 90 quilômetros de Nova Ubiratã, acaba de ser contemplada com a implantação de seu primeiro consultório odontológico.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, atendeu a indicação parlamentar de nº 056/2018 de autoria do vereador e representante da comunidade, José Dias Pedroso.

Composto por uma cadeira odontológica, suprimentos e demais insumos médicos, o espaço tem capacidade para atender a crescente demanda local. A exemplo do que acontece em outras especialidades médicas.

“Neste primeiro momento os atendimentos serão realizados mensalmente. Conforme haja aumento da demanda iremos ampliando a quantidade de visitas assim como fazemos com o clínico geral”, assinala o gestor da pasta, Silvio André Stolfo.

Para garantir a eficácia na prestação do serviço, a equipe odontológica também ficará responsável em promover ações de prevenção e saúde bucal, inclusive entre os estudantes da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral.

“Nosso intuito é tratar aqueles pacientes que sofrem com problemas bucais, assim como prevenir o surgimento dessas doenças em crianças e adolescentes”, complementa Stolfo.

Para o vereador autor da indicação, a implantação do espaço é salutar e atende um antigo anseio dos moradores daquela comunidade.

“Na verdade essa reivindicação tem sido feita desde o mandato passado. Este ano voltei a reforçar as cobranças relacionadas ao setor da saúde e felizmente fui atendido (...) como veio o restante de um recurso da época do deputado Ságuas Moraes conseguimos remanejar algumas cadeiras e beneficiar o distrito. O importante é que a comunidade foi atendida e a gente fica feliz junto com o povo (sic)”, ponderou Gasolina.

O parlamentar ainda destacou o comprometimento do gestor da pasta na eficácia em utilizar os recursos públicos.

“Não poderia deixar de agradecer o secretário de Saúde pelo esforço que tem feito para solucionar as demandas que surgem em nossa região assim como na sede. Se tem recurso, se tá dentro do orçamento ele não faz cerimônia para solucionar os problemas”, conclui o parlamentar que, juntamente com o secretário de Saúde, acompanhou o início dos atendimentos odontológicos.