De 06 à 31 de agosto

06 de Agosto | 12:03

Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite começa hoje (06) em Nova Ubiratã

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ubiratã iniciou, nesta segunda-feira (06), a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite.

A campanha segue até o dia 31 de agosto (sexta-feira), sendo que 18 de agosto (sábado) foi escolhido como o dia “D” da vacinação.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica de Nova Ubiratã, a meta é vacinar 657 crianças com idades entre 01 ano e menores de 05, o que representa aproximadamente 95% do público alvo conforme remendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As doses estão disponíveis em todas as unidades de Saúde do município, das 7h ás 11h e das 13h ás 17h,exceto nas comunidades rurais que onde será aplicada o seguinte cronograma.

Dia 02 (quinta-feira) – Distrito Entre Rios

Dia 07(terça-feira) – Distrito Parque Água Limpa

Dia 09 (quinta-feira) Distrito Santa Terezinha do Rio Ferro

Dia 13 (segunda-feira) – Distrito Piratininga

Dia 14 (terça-feira) – Distrito de Santo Antônio do Rio Bonito

Dia 15 (quarta-feira) – Distrito de Novo Mato Grosso

Já o dia “D” da campanha será realizado, no mesmo horário, no Programa Saúde da Família II (PSF), em anexo ao Centro de Saúde Municipal.

No local também será ofertado um espaço kids para entretenimento do público alvo.

“A campanha de vacinação é oportuna, pois é através dela que conseguimos prevenir a propagação do vírus dessas doenças em nossas crianças. Quanto à instalação de um espaço kids, ele tende a oferecer momentos de descontração antes, durante e depois da vacinação”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

Saiba mais Sarampo e Poliomielite

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.