Dia D será sábado (11)

08 de Agosto | 11:07

Autor: Michel Ferreira Fonte: Ascom Foto: Reprodução/Internet

Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou mais de 1,8 mil animais em Nova Ubiratã

Iniciada em julho, a Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou 1.880 animais domésticos, entre cães e gatos, na zona rural de Nova Ubiratã.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, a campanha deve imunizar 2.960 animais, sendo 2.2820 cães e 680 gatos. O número representa 63,51% da meta inicial.

O dia “D” de vacinação acontece neste sábado (11), no Programa Saúde da Família I (PSF), situado em frente à Escola Estadual 19 de Dezembro, das 7h 30 ás 17h (sem intervalo para almoço). Já nas comunidades rurais as vacinas são ministradas à domicílio.

Indicada para animais a partir dos três meses de vida, a vacina antirrábica previne contra a infecção da zoonose transmitida por meio da saliva.

Em 2017, os agentes de endemias distribuíram 2.911 doses da vacina.

“A vacinação é a única forma prevenirmos a zoonose, portanto é de suma importância que os donos de animais atendam nosso convite levem-os até o ponto de vacinação”, reforça o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

O gestor também alerta para os principais sintomas da doença que pode ser facilmente transmitida para os seres humanos.

“Os sinais clínicos mais comuns são; perda de apetite, alterações de comportamento, agitação excessiva e agressividade. Caso o proprietário identifique algum desses sintomas deve procurar imediatamente a Vigilância Ambiental”, assinala.