Exemplo de solidariedade

11 de Setembro | 12:56

Projeto social viabiliza repasse de cadeiras de rodas para moradores de Nova Ubiratã

Pelo menos quatro cadeirantes devem ser contemplados pelo ‘Projeto Lacre Solidário’ desenvolvido pelos formandos do Curso de Técnico em Administração da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional de Lucas do Rio Verde, extensão de Nova Ubiratã.

A iniciativa, que surgiu durante uma das aulas teóricas, previa a arrecadação de lacres de latas de alumínio que posteriormente seriam utilizados na fabricação de cadeiras de rodas.

“São necessários cerca de 400 mil lacres para confeccionar uma cadeira de rodas. Sabíamos que era um número considerável, mas não impossível de ser alcançado”, relembrou a aluna Marines Domelita Barbacovi.

Para incentivar o recebimento de lacres, os alunos receberam apoio de um empresário do ramo farmacêutico que doou uma bicicleta.

“Com apoio da Administração Municipal nós confeccionamos alguns carnês, como se fosse uma espécie de rifa, onde o prêmio era a bicicleta”, comenta.

Em poucas semanas a inciativa ganhou a adesão de dezenas de moradores, incluindo crianças e adolescentes que passaram a recolher e a trocar o material.

Recentemente o grupo recebeu um novo apoio, desta vez do secretário de Saúde do município, Silvio André Stolfo, que viabilizou o repasse de três cadeiras de rodas e uma de banho.

“A ajuda do secretário nos possibilitou atender um número bem maior de pessoas do que o esperado. Estamos muito felizes, pois nossa iniciativa tem estimulado estudantes de outros municípios”, sem esconder o entusiasmo diz a estudante Danielle Feijó.

“Eles [formandos] plantaram um sementinha do bem e nos deram um verdadeiro exemplo de solidariedade e amor ao próximo. Espero que esse projeto tenha continuidade e beneficie ainda mais pessoas”, enaltece o secretário municipal de Saúde, Silvio Stolfo.

A distribuição das cadeiras de rodas ficará a cargo das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

Multiplicando solidariedade

Durante a campanha foram arrecadados quase meio milhão de lacres. O material foi destinado ao Grupo da Melhor Idade para confecção de deferentes peças artesanais.

“Iremos utilizar o material em nossas oficinas e com isso contemplar centenas de moradores da sede e das comunidades rurais”, explica a coordenadora da entidade ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Setter Zimmermann.

O sorteio da bicicleta acontece neste dia 21 (sexta-feira), na Câmara Municipal de Vereadores, durante a cerimônia de colação de grau dos formandos.

itiraf et sormam lazim Odtululer Dershanesi