Envelhecer com saúde

06 de Novembro | 13:17

Secretaria de Assistência Social promove viagem para membros da terceira idade

Membros do grupo da melhor idade de Nova Ubiratã se renderam ao conforto e as belezas naturais do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, situado na Serra de São Vicente, no município de Santo Antônio do Leverger.

Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, a viagem aconteceu entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro e beneficiou 30 integrantes de grupos da sede e dos distritos de Parque Água Limpa, Santo Antônio do Rio bonito, Novo Mato Grosso e Entre Rios.

Acompanhados por uma equipe composta por motorista, psicóloga, enfermeira e uma coordenadora, os idosos mantiveram uma programação agitada que incluiu banhos em cachoeiras e mergulhos em piscinas de águas termais com temperaturas que variam entre 37 e 42º C.

Os mais radicais se aventuraram em trilhas em meio à mata densa, descidas em tobogãs e tirolesas, outros optaram pela prática de exercícios físicos ou pela tranquilidade proporcionada pela hidroginástica.

Na avaliação da secretária municipal de Assistência Social, Sileuza Dias Santos, os passeios em grupo são uma ferramenta importante para a interação social e a qualidade de vida dos idosos com idade média de 70 anos.

“A maioria desses idosos nunca tiveram oportunidade de fazer uma viagem como essa. Alguns deles se dedicaram tanto a família que acabaram esquecendo-se de curtir a própria vida”, exemplificou.

Ainda de acordo com a gestora, as viagens fazem parte do calendário anual dos grupos que são atendidos semanalmente.

“Nossa equipe desenvolve uma série de atividades junto a eles são; oficinais de música, dança, artesanato e teatro, palestras motivacionais, de direito da pessoa idosa, alimentação e saúde na melhor idade além dos bailes realizados trimestralmente. Tudo isso realizado com recursos próprios uma vez que a pasta não conta com repasse específico para a área”, frisa Sileuza.

A última excursão do grupo teve como destino a cidade de Caldas Novas, em Goiás, conhecida nacionalmente por seus pontos turísticos e suas belezas naturais.