Desenvolvimento regional

29 de Novembro | 13:11

Fonte: Assessoria Foto: Divulgação

Dnit conclui mais duas pontes da BR-242 em Nova Ubiratã

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte em Mato Grosso (SR-DNIT/MT) concluiu e liberou para tráfego mais duas das oito pontes localizadas na rodovia da BR-242/MT, uma das mais importantes rotas de escoamento de grãos do norte do Estado.

Nesta etapa foram concluídas as pontes sobre os rios Jaguaribe e Riberão Santiago, ambas no trecho que liga a cidade de nova Ubiratã a Santiago do Norte.

Com isso, o Dnit finalizou, somente neste ano, três das pontes previstas para entrega.

A primeira delas foi a ponte sobre o rio Água Limpa, situada no distrito de Parque Água Limpa, a 90 quilômetros de Nova Ubiratã, esta por sua vez concluída em junho deste ano.

A ponte sobre o rio Jaguaribe fica localizada no km 580,6 e a sobre o rio Ribeirão Santiago no km 597. A conclusão dessas obras proporciona maior segurança e conforto aos usuários que, agora, trafegam por uma estrutura em concreto armado, resistente e segura.

Essas obras estão inseridas em um contrato que prevê a construção de oito pontes na rodovia BR-242/MT, totalizando um investimento de R$ 31 milhões. Desse valor, R$ 19 milhões já foram investidos no empreendimento.

As demais pontes localizadas na rodovia estão com obras em andamento. A ponte sobre o rio Ferro está com obras na infraestrutura e mesoestrutura, rio Desejado e rio Bonito estão com obras de terraplanagem e infraestrutura. No caso do rio Von Den Steinen as obras estão na etapa de superestrutura e terraplanagem e no rio Ronuro está em execução obras na superestrutura da ponte.

De acordo com a entidade federal, a previsão de entrega das últimas cinco pontes é para o primeiro semestre de 2019.

Vistoria

No último dia 22 (quinta-feira), uma comitiva composta pelo prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Transportes, Cosmen Brito de Souza, e os vereadores Heder Sais Machado, Adilson Luiz da Silva, Diogo Feijó Setter, José Dias Pedroso e Jaime Hobold Junior, vistoriaram os canteiros de obras a fim de fiscalizar o cumprimento do cronograma de entrega.

“Nós pudemos constatar de que, apesar do tempo chuvoso, as empresas contratadas têm seguido o cronograma de execução das obras. Isso é salutar haja vosta a importância desta rodovia para Nova Ubiratã e as demais cidades produtoras da região”, assinala o prefeito Valdenir.