130 atendimentos

04 de Dezembro | 09:57

Administração Municipal faz balanço positivo da Campanha Novembro Azul

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, através da Secretaria de Saúde, divulgou na última sexta-feira (30) o balanço geral da Campanha Novembro Azul.

Realizada entre os dias 12 a 30 de novembro, a campanha teve como objetivo alertar o público masculino sobre a importância do exame de rotina para a prevenção e detecção precoce de diferentes doenças incluindo o câncer de próstata.

Conforme a entidade, cerca de 130 pacientes de diferente faixa etária foram atendidos. Entre os serviços oferecidos estavam; testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), solicitação de exames de rotina, orientações relacionadas a saúde do homem, aferição de pressão. Glicemia capilar, avaliação antropométrica e aplicação de vacinas.

“Para facilitar a procura nossa equipe atendeu em locais e horários diferenciados como, por exemplo, nas proximidades dos armazéns Vedana e Amaggi”, frisou o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

Na avaliação do gestor, o número expressivo de atendimentos demonstra a importância do trabalho preventivo.

“Quero agradecer a todos os profissionais que se dedicaram e contribuíram com esse resultado extremamente positivo”, assinala.

Previna-se - No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.