Exercício 2017

14 de Dezembro | 09:42

TCE emite parecer favorável à aprovação de contas da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) emitiu parecer favorável à aprovação de contas anuais de governo da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, referente ao exercício de 2017, na gestão do prefeito Valdenir José dos Santos.

O julgamento das contas ocorreu nesta terça-feira (11) e teve como relator o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha que seguiu entendimento da secretaria de controle interno do órgão fiscalizador.

Em sua decisão, o relator destacou que o município cumpriu os indicadores constitucionais no que se refere aos limites de gastos. Porém ressaltou a importância de um rigoroso controle de limite de gastos com pessoal. Em 2017 o município investiu 55,58% de sua corrente liquida com o pagamento salarial de servidores, ou seja, menos de 5% do limite máximo que é de 60%.

“Quanto aos limites constitucionais legais, o município cumpriu esses indicadores. Diante do exposto voto pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais”, assinala o relator.

A decisão do relator foi acompanhada por unanimidade pelos demais conselheiros e agora segue para a análise do Poder Legislativo Municipal.

Para o prefeito do município, Valdenir José dos Santos, a aprovação prévia das contas de governo demonstra a transparência com que a atual Administração tem conduzido à máquina pública.

“O setor público em nada se assemelha a iniciativa privada. Aqui [prefeitura] nós precisamos seguir uma série de normas rigorosas e prestar contas de todas as nossas ações. Por outro lado entendendo que as medidas são de suma importância, pois visam a transparência e a melhor aplicação dos recursos públicos disponíveis”, avalia o prefeito.