17 formandos

17 de Dezembro | 20:31

Emoção marca formatura de alunos do Programa de Alfabetização de Adultos em Nova Ubiratã

A dona de casa Antônia Pereira da Silva, de 38 anos, não conteve as lágrimas ao fazer a leitura de sua primeira carta durante o encerramento do Programa de Alfabetização de Adultos, realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e Educação de Nova Ubiratã.

“Vocês não fazem ideia como é prazeroso chegar a uma agência bancária e saber o que está escrito naqueles cartazes de aviso. Estou vivendo uma nova fase de minha vida. Sou grata aos idealizadores do projeto e ao meu marido que me incentivou a dar continuidade e não desistir do curso”, disse emocionada.

Antônia faz parte de um grupo de 17 estudantes que receberam a declaração de alfabetização.

O programa teve início em agosto deste ano (2018) com 35 alunos matriculados, sendo que deste total 18 não conseguiram concluir o curso.

“Parte dessa desistência se deve a sobrecarga vivida por eles. Alguns alunos trabalham em serviços braçais e não conseguiram conciliar o horário de aula com suas outras atividades. Nossa expectativa é de que eles percebam a diferença na vida desses formandos e participem da próxima edição do programa que está prevista para o ano que vem”, pontuou a secretária de Assistência Social, Sileuza Dias Santos.

“Quero agradecer a cada um de vocês que acreditou neste projeto e dizer que nunca é tarde para realizarmos um sonho. Meu desejo é que vocês deem continuidade a esse processo educacional e em breve voltemos a nos encontrar para comemorar uma diplomação de nível superior”, enfatizou o gestor da pasta da Educação, Leandro Alves.

A solenidade, que também foi acompanhada pelo prefeito do município, Valdenir José dos Santos, foi marcada por homenagens e um coff break oferecido aos formandos e suas respectivas famílias.

Formatura Proerd

A Administração Municipal, juntamente com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, também realizou a formatura de aproximadamente 200 estudantes que participam do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd).

As solenidades ocorreram nos dias 12 e 13 (quarta e quinta-feira), respectivamente nas escolas municipais Professora Vera Lúcia Schmidt, no distrito de Piratininga e Tancredo Neves, sede.