Cidade Empreendedora

26 de Dezembro | 11:02

Autor: Silvana Bazani Fonte: Assessoria Sebrae Foto: Divulgação

Com apoio do Sebrae, Nova Ubiratã avança em soluções para fomentar empreendedorismo local

Nova Ubiratã é um dos 8 municípios mato-grossenses que participaram do Programa Cidade Empreendedora em 2018. No próximo ano, a meta Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)  é expandir o atendimento para 20 municípios do Estado, com o objetivo de tornar as prefeituras mais ágeis no atendimento e adaptadas ao timing empresarial.

Dentre as ações do Programa Cidade Empreendedora, ocorreu no início de novembro o curso de ferramentas para planejamento das compras públicas e, logo após, aconteceu a consultoria de compras públicas com os setores ligados ao processo, de forma a buscar melhores resultados com as compras dos empresários locais.

No final de novembro, gestores públicos de Nova Ubiratã e agentes de desenvolvimento participaram do Encontro dos Agentes de Desenvolvimento do Projeto Cidade Empreendedora e do curso de Liderança Exponencial. O evento, realizado na cidade de Chapada dos Guimarães de 27 a 29 de novembro, reuniu 25 agentes de desenvolvimento e 25 prefeitos e secretários municipais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com o apoio do Sebrae/MT é mantido o atendimento ao empresariado local na Sala do Empreendedor. Nesse espaço, destinado a apoiar o empreendedorismo, um consultor do Sebrae/MT fica à disposição por 4h mensais para atender empresários locais e orientá-los na condução de seus negócios. Esse trabalho reflete na melhoria do ambiente negocial na cidade. Em dezembro, a consultoria do Sebrae/MT levou informações aos empreendedores locais sobre preço de venda.

Soluções – Em Nova Ubiratã está em andamento o modelo “Ultimate” do Cidade Empreendedora, que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora, ações de sustentabilidade e um plano anual de compras.