4ª Conferência Municipal

01 de Março | 10:33

Autor: Michel Ferreira Fonte: Ascom Foto: Arquivo / Divulgação

Nova Ubiratã se prepara para sediar Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Os “Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” serão debatidos durante a 4º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que acontece neste dia 23 de março, a partir das 7h30 na Escola Municipal Tancredo Neves, em Nova Ubiratã.

Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI),  através da Secretaria de Assistência Social, o evento deve reunir cerca de 150 pessoas, entre idosos, profissionais de diferentes áreas, entidades, representantes de classe e membros dos poderes executivo e legislativo.

Durante a conferência, serão apresentados 4 eixos, sendo eles;

*Eixo 1 - Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;

*Eixo 2 - Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana;

*Eixo 3 - Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

*Eixo 4 -  Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas;

Os participantes irão compor os grupos de trabalho que terão como objetivo deliberar propostas tanto a nível municipal, quanto estadual e federal. Este espaço é de suma importância, haja vista que serão discutidas políticas públicas voltadas a pessoa idosa, bem como para futura população idosa.

Cada eixo traz subsídios para discutir e propor medidas que garantam os direitos da pessoa idosa nas áreas da Assistência Social, Saúde, Previdência, Educação, Segurança, Controle Social, entre outras.

Uma das novidades para este ano, é a participação da palestrante Vera Capilé. Psicóloga graduada pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e pós graduada em gerontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Vera irá abordar a importância de envelhecer com saúde e auto estima.

Conforme a programação os participantes que foram delegados poderão pleitear uma vaga para participarem da Conferência Estadual, sendo uma vaga para representante da sociedade civil e outra para representante governamental. A Conferência Estadual está prevista para ser realizada até o dia 15 de agosto. Já a Conferência Nacional até o dia 15 de novembro.

Na avaliação da Presidente do COMDIPI, Marta Trindade Correa, a conferência é o momento oportuno não só para o embate de ideias, mas também para a troca de experiências entre os moradores do município, cita que:

“Nossos idosos são muito participativos. Neste evento, por exemplo, já temos confirmada a presença de membros de terceira idade dos Distritos de Entre Rios, Novo Mato Grosso, Santo Antônio do Rio Bonito, Água Limpa e Piratininga”.