10 de abril a 31 de maio

02 de Abril | 13:35

Campanha de vacinação contra Influenza começa dia 10 em Nova Ubiratã

A secretaria de Saúde de Nova Ubiratã, através do setor de vigilância epidemiológica, inicia neste dia 10 (quarta-feira) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A campanha segue até o dia 31 de maio, sendo que a quarta-feira (04) foi a data escolhida para o Dia “D” de vacinação.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a meta é vacinar 90% das 2.077 pessoas do grupo prioritário formado por idosos com idade igual ou superior a 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 anos após o parto), trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas, jovens sob medidas socioeducativas assim como a população carcerária e servidores dos sistemas prisionais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais comprovadas mediante documento.

Para alcançar essa meta, a entidade disponibilizou uma equipe composta por 03 vacinadores, 03 enfermeiros coordenadores e estagiários do curso de técnico em enfermagem que irão atuar de forma prática.

Outra medida adotada para atender a demanda, foi à distribuição proporcional de doses de vacinas para as três Unidades de Saúde da Família (USF) da sede. Já na zona rural a vacinação segue a escala mensal pré-definida.

Importância da campanha

Administrada por via intramuscular, a vacina contra influenza tem por finalidade a redução de complicações, internações e mortes decorrentes de infecções causadas pelo vírus Influenza além de atualizar a situação vacinal do público alvo.

“É imprescindível que todos aqueles que pertençam ao grupo prioritário sejam vacinados. Quero aproveitar a oportunidade para desmistificar a ideia de que a vacina trás alguns malefícios, ao contrário, com exceção daqueles que tenham alergia severa a ovo, ela é extremamente benéfica uma vez que estimula o sistema imunológico da pessoa imunizada contra doenças transmissíveis”, recomenda o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

“Durante atendimento é necessário que o paciente e/ou responsáveis, no caso dos menores de idade, estejam munidos com o cartão de vacinação”, concluiu Stolfo.

O quê: 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

Quando: de 10 de abril a 31 de maio

Onde: Unidades de Saúde da Família (USF) da sede e zona rural a vacinação segue a escala mensal pré-definida.