Prevenção de doenças

05 de Abril | 09:23

Educador físico passa a integrar equipe do Nasf em Nova Ubiratã

Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde apontam que o aumento de algumas doenças como a diabetes e a hipertensão estão diretamente relacionadas, entre outros, à má alimentação, obesidade e a ausência de atividade física periódica.

Objetivando prevenir e reduzir os danos causados por essas doenças à secretaria municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), inseriu o programa de atividades físicas à lista dos serviços já ofertados aos Usuários do Sistema de Saúde (SUS) de Nova Ubiratã.

Além de aulas de ginástica e caminhada em grupo, o programa ainda prevê tratamento para fortalecimento muscular e alongamento, recomendada para diferentes públicos, incluindo jovens e idosos, em espaços de uso coletivo como praças e academias ao ar livre.

“É um projeto pioneiro desenvolvido pelo educador físico Lucreciano Alves e acompanhado de perto pelos demais membros da equipe (...) nesse primeiro momento o programa atenderá apenas a sede, mas nosso intuito é em breve leva-lo para todas as comunidades rurais do município”, assinala a coordenadora da Atenção Básica, Drª Fernanda Fabris.

As aulas serão aplicadas, na sede dos Nasf, nos seguintes dias da semana; 2ª, 3ª, 5ª e sábado, á partir das 7h30.

“Nossa intenção é aumentar o número de frequentadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e dessa forma fortalecer nossas ações de combate e prevenção de doenças. Para isso estamos reestruturando o espaço que foi contemplado, entre outros benefícios, com cobertura da piscina”, reforça o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

O programa de atividades físicas é aberto para todas as faixas etárias, mas antes de inicia-lo é recomendável que os interessados façam exames médicos de rotina.

Dúvidas e/ou informações podem ser obtidas pelos telefones (66) 3579 1421 (Nasf) – 3579 1197 (EFS II) ou 3579 1517 (ESF III).