Dia 24 de maio

14 de Maio | 10:05

Autor: Michel Ferreira Fonte: Ascom Foto: Arquivo

Nova Ubiratã se prepara para sediar 5ª Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com Secretaria de Saúde de Nova Ubiratã, realiza neste dia 24 de maio (sexta-feira) a 5ª Conferência Municipal de Saúde.

Durante o evento, que acontece entre ás 7h e 11h e das 13h ás 17h, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, serão abordados temas e apresentados propostas que visem à melhoria na prestação dos serviços ligados ao setor.

Com a participação da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e representantes dos poderes  executivo e legislativo, a conferência também visa a avaliação, planejamento e elaboração de diretrizes que serão defendidas nas conferências estadual e nacional, proporcionando assim mais qualidade de vida aos usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde, assim como a criação dos Conselhos Municipais de Saúde, estão em conformidade a Lei Federal de Nº 8.142 de dezembro de 1990.

“A conferência nada mais é do que o espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. É uma oportunidade única para o cidadão, seja ele usuário, ou não, dos serviços, contribuir efetivamente com a criação de ações com base na realidade vivenciada por todos”, assinala o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

Ainda de acordo com o gestor, para facilitar a discussão dos eixos centrais, a conferência contará com a participação das equipes de apoio e técnicas do Escritório Regional de Sinop (ERS).

“Na oportunidade estaremos apresentando duas palestras com os seguintes temas; Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS e Porque Falar de Saúde Mental, conduzidos, respectivamente, pelas conferencistas Elaine Alves e Anisângela Campos”, exemplifica Stolfo.

Na programação da conferência, consta ainda a distribuição de almoço para todos os participantes.