Disciplina e dedicação

04 de Junho | 10:51

Copa Anju de Judô se consolida como um dos maiores eventos esportivos da região Norte

Competidores de quatro cidades de Mato Grosso participaram da 2ª Copa Anju de Judô, realizado neste sábado (1º), no Ginásio Jonas Pinheiro, em Nova Ubiratã.

Promovida pela Associação Nova Ubiratãense de Judô (Anju), com chancela da Liga Mato-grossense de Lutas Esportivas (LMTLE), a competição reuniu cerca de 150 atletas e se consolidou como um dos maiores eventos de artes marciais da região Norte do Estado.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da entidade, Sensei Cyro Capistrano da Silva Neto, enalteceu a importância do trabalho na formação de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

“O esporte, em especial as artes marciais, tem o poder de transformar a vida das pessoas. De proporcionar sensações únicas, a exemplo, desta que estamos vivenciando hoje”, assinala.

“Ações dessa natureza são de extrema relevância, quando investimos em esportes estamos garantindo que essas crianças e adolescentes tenham um futuro promissor, longe das drogas e no caminho do bem”, pontua o prefeito do município, Valdenir José dos Santos.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Diogo Setter, também destacou os benefícios proporcionados através da inclusão da modalidade esportiva.

“Desde o início a Câmara de Vereadores tem acompanhado o trabalho desenvolvido pela Anju. Reconhecemos a importância da entidade e defendemos a continuidade do apoio do poder público”, disse.

Convidado de honra o investigador da Polícia Judiciária Civil e faixa roxa de judô, Reinaldo Peróba, relembrou dos ensinamentos deixados pelo mestre Jigoro Kano, criador da modalidade esportiva.

“O judô é um referência quando o assunto é disciplina, lealdade, ética e comprometimento. São esses atributos que norteiam nossa filosofia de vida (...) ensinamentos que devem ser levados para o anseio familiar, escolar, profissional e os demais ambientes que vocês [praticantes] frequentem”, frisou.

Inclusão social

Um dos momentos mais emocionantes da competição foi marcado pela apresentação dos judocas e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorriso (APAE), Fernando Marcelo e Jéssica Der.

Exemplos de superação, ambos - faixa cinza, demonstraram na prática a importância da modalidade esportiva para a melhoria de vida dos Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s).

“Eles [Fernando Marcelo, Jéssica Der] abrilhantaram ainda mais nosso evento e comprovaram que não existem limites quando se tem determinação e força de vontade. São verdadeiros exemplos de vida”, diz Capistrano.

Classificação geral

Incentivados pela torcida, os anfitriões confirmaram o favoritismo ao conquistarem 15 medalhas de ouro e assumirem a liderança da competição.

Cuiabá e Ipiranga do Norte conquistaram sete medalhas cada e os atletas sorrisense subiram seis vezes no lugar mais alto do pódio.

A 2ª Copa Anju de Judô contou com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, através da secretaria de Esportes e Lazer, e da empresa BM Kimonos.