Geração de emprego e renda

05 de Junho | 13:17

Turismóloga representa Nova Ubiratã em oficina de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

A turismóloga Cleonice Maynart representou o município de Nova Ubiratã durante a oficina de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, realizada em 30 de maio no Hotel Mato Grosso Paiaguás, em Cuiabá.

De iniciativa do Programa de Regionalização do Turismo, entidade ligada ao Ministério do Turismo, o evento visa à atualização (inclusão e exclusão de municípios no Mapa, por sua vez, atualizado a cada dois anos) a fim de definir as estratégias e futuros investimentos no setor.

O evento reuniu representantes de 100 municípios, todos agrupados em regiões que estabelecem o limite de área, características e peculiaridades de cada local.

Indicada pelo terceiro ano consecutivo como interlocutora regional, a turismóloga Cleonice Maynart, relembrou as ações desenvolvidas pela Associação Turística Portal do Agronegócio onde estão agrupados os municípios de Nova Ubiratã, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Cláudia, Tapurah, Feliz Natal e Santa Carmem.

“É um momento muito importante se levarmos em consideração que o turismo regional está atrelado diretamente com a geração de emprego e renda de milhares de famílias em Mato Grosso”, assinala a turismóloga.

Segundo a avaliação de Maynart, “os municípios que compõe o Portal do Agronegócio cumpriram rigorosamente seus deveres e agora aguardam o posicionamento do Governo Federal”.

“Nova Ubiratã já cadastrou 90% dos prestadores de serviços da área junto ao Cadastur. Essa medida deve contribuir em muito para que, em breve, o Ministério do Turismo faça a inserção desses projetos no Sistema de Convênios (Sincov). Passada essa etapa, vamos pleitear a destinação de recursos para o setor”, complementa.

Adesão

Os municípios interessados em integrar o Mapa, devem seguir alguns critérios estabelecidos como o MTur.

Dentre eles, a criação de um órgão responsável pelo gerenciamento de recursos e desenvolvimento de ações que incentivem o crescimento do setor, a exemplo do que é realizado em Nova Ubiratã através da secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura.