Preocupação ambiental

06 de Junho | 08:41

Fonte: Assessoria Sebrae Foto: Divulgação

Congresso do Sebrae inspira gestores de Nova Ubiratã a desenvolver ações de sustentabilidade

Proporcionar oportunidades de conhecer novas experiências e desenvolver um outro olhar para a gestão pública. Esta é uma das entregas do Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae Mato Grosso com várias prefeituras do Estado, incluindo a de Nova Ubiratã.

Com esse intuito a vice-prefeita de Nova Ubiratã, Eliani Freitas Roman Ross e os secretários municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e de Assistência Social, respectivamente, Wellygnton Tavares e Sileuza Dias Santos participaram, do Encontro de Secretários Municipais Cidade Empreendedora e Sustentável, que aconteceu durante o Congresso Internacional de Sustentabilidade para os Pequenos Negócios (Ciclos), evento realizado Sistema Sebrae, organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, com apoio da ONU Meio Ambiente e Águas Cuiabá, nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A vice-prefeita enfatiza que o evento mostrou muita coisa que nem imaginavam.  “Clareou sobre o tema sustentabilidade e vimos ações que podemos implementar sem grandes investimentos, aliás já estamos implantando algumas”, disse, adiantando que já iniciaram um trabalho para redução do consumo de copos descartáveis em todos os órgãos da prefeitura.

“Estamos na fase de levantamento de quantidade consumida e o quanto de dinheiro é gasto na compra desse insumo”. Ela disse ainda que irá se empenhar pessoalmente na implantação da coleta seletiva no município e na redução do uso de sacolas plásticas pelos supermercados", complementa a gestora.

Ainda dentro dessa linha participativa, dois agentes de Desenvolvimento local do município estiveram no Encontro de Agentes de Desenvolvimento Local, realizado durante o Startup Day 4.0, dias 17 e 18/05, em Sinop.

Neste mês de junho, dois atendentes da Sala do Empreendedor viajam a Cuiabá para integrar capacitação, nos dias 03 e 04, na sede do Sebrae. Além do Sebrae, que irá tratar do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, padronização do atendimento e utilização do SAS (Serviço de Atendimento Sebrae) nos pontos de atendimento e como se tornar um empreendedor individual, representante do CRCMT vai abordar temas como processo de migração de MEI para ME e E-social do MEI. Estarão presentes ainda  na capacitação  representante do INSS, tratando dos benefícios previdenciários para o MEI: direito e deveres, regras e cuidados necessários; e da SEFAZ que vai focar na emissão de Nota Fiscal para MEI e impressão de guia de recolhimento de ICMS para compra fora do estado.

Todos os temas que serão abordados são de suma importância para que os atendentes das Salas do Empreendedor possam executar sua função de uma forma ainda mais eficiente.

O município estará presente também no “3° Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas”, 17 a 19 de junho, em Cuiabá. O evento é organizado pela ATREA - Academia de Treinamento e Ensino Avançado Eireli –ME, tendo o Sebrae como um dos parceiros.

Uma das ações do projeto Cidade Empreendedora e Sustentável é a organização do seminário “Você é importante para o Desenvolvimento do Município” voltado para servidores da administração pública municipal, lideranças locais e parceiros. Em Nova Ubiratã ocorreu no dia 30 de maio, no Barracão do Parque de Exposições.

Ao fazer a abertura do evento, a vice-prefeita destacou que o coração do município, a chave para o desenvolvimento local é o funcionário público. O objetivo do seminário é o engajamento dos servidores por isso trata de assuntos ligados à integração, valorização de pessoas, atendimento humanizado e trabalho em equipe.