SAÚDE | EXAMES POR IMAGENS

29 de Julho | 13:48

Autor: Karen Misae de Borba Fonte: Ascom Foto: Divulgação

Administração Municipal promove mutirão e zera fila por exames de ultrassonografia

Longas filas de espera por exames de imagens, essa felizmente não é mais a realidade enfrentada pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Nova Ubiratã.

Isso porque a secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vales do Teles Pires e a Clínica Aliance, realizou, nesta sexta-feira (26), a primeira etapa do mutirão que prevê a eliminação da demanda reprimida por exames de ultrassonografia.

Ao todo 160 pacientes foram beneficiados, incluindo os moradores dos distritos Parque Água Limpa e Entre Rios, situados, respectivamente a 90 e 150 quilômetros da sede, que contaram com transporte para se deslocarem até o local dos exames.

Conforme relatório formulado pelo centro de regulação, entre os exames mais requisitados por pacientes do município estão à ultrassonografia de articulação, abdômen, obstétrica e ginecológica.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo, a iniciativa mobilizou cerca de 20 profissionais e custou aos cofres públicos o equivalente a R$ 20 mil.

“É importante lembrarmos que tecnicamente esses serviços são de responsabilidade do governo do Estado, porém devido à demora a Administração Municipal, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses pacientes, decidiu tomar a inciativa e custear esses procedimentos”, assinala.

Stolfo demonstrou preocupação com aumento do número de faltas daqueles pacientes que haviam sido previamente selecionados pelo centro de regulação. Segundo ele, a irresponsabilidade de alguns pacientes tem prejudicado a sociedade de forma me geral.

“Nosso índice de faltas está girando em torno de 30%. Isso é um número muito elevado se você analisar que atrás daquele paciente faltoso tem uma pessoa que realmente precisa desse tipo de exame. Quero aproveitar a oportunidade e pedir, encarecidamente, para que os pacientes honrem o compromisso firmado conosco e compareçam na data e local agendado”, finaliza.