EDUCACAO | EMPREENDEDORISMO

31 de Julho | 10:55

Autor: Karen Misae de Borba Fonte: Ascom Foto: Divulgação

“Arraial do Conhecimento” capacita profissionais da rede municipal de ensino em Nova Ubiratã

Profissionais de doze instituições ensino de Nova Ubiratã participam, entre os dias 29 de julho a 1º de agosto,  do “2º Arraial do Conhecimento”.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Editora Positivo, o aperfeiçoamento aborda assuntos pertinentes ao Portal Aprende Brasil e as propostas apresentadas pelo programa Cidade Empreendedora desenvolvidas para alunos da 1ª série ao 9º ano.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação, Leandro Alves Pereira dos Santos, destacou a importância dos profissionais do setor na formação social e profissional de crianças e adolescentes.

“O professor exerce papel fundamental na vida todo e qualquer cidadão. Quando investimos em educação, estamos garantindo um futuro melhor a nossas crianças e isso só é possível através do apoio incondicional que temos recebido de cada um de vocês [profissionais ligados à pasta]”, assinala.

“Precisamos investir em projetos que proporcionem a melhor formação possível para nossos estudantes. Daqui sairão futuros legisladores, juristas, prefeito (...) profissionais de diferentes áreas que terão por obrigação dar seguimento ao trabalho realizado até então”, complementou o presidente do Poder Legislativo, Adilson Luiz da Silva.

A vice-prefeita do município, Eliani de Freitas Roman Ross, também defendeu os investimentos no setor educacional. Segundo ela, são ações como essa que garantirão o desenvolvimento regional e a permanência dos futuros profissionais no município.

“Nosso objetivo é possibilitar que nossos filhos e netos tenham condições de continuar vivendo aqui. Para isso precisamos investir não só na formação profissional, mas também na geração de emprego e renda”, observa.

Responsável pela gestão do Programa Cidade Empreendedora, que contempla entre outros setores a Educação, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Wellyngton Tavares, explanou sobre as vantagens da qualificação profissionais dos educadores, bem como dos demais servidores da pasta.

“Ao contrário do que muita gente pensa, os professores precisam sim estar inseridos nesse processo de aperfeiçoamento que visa, entre outras metas, o desenvolvimento de Nova Ubiratã. Precisamos de pessoas que tenham espírito empreendedor, que busquem e principalmente aproveitem as oportunidades que lhes são oferecidas, a exemplo desse programa de aperfeiçoamento”, frisa o gestor.

Ainda durante a abertura do evento, o analista de negócios, Marcelo Alexandre Ferreira, apresentou dados referentes ao programa desenvolvido pelo Sebrae e que atualmente atende 60 municípios e já capacitou mais de 6 mil professores de Mato Grosso.

“Nova Ubiratã foi uma das 10 primeiras cidades de Mato Grosso a aderirem ao programa. Isso demostra a preocupação dos gestores públicos em oferecer uma melhor qualidade de vida a quem reside aqui. Hoje daremos início ao treinamento na área educacional e posso garantir com toda certeza que findado esse processo vocês estarão mais propícios a novos desafios. Vou além, depois desse treinamento todos vocês estão buscando novos desafios e outras formas de superação”, conclui.