GERAL

31 de Julho | 13:13

Prefeitura de Nova Ubiratã passa a emitir novo modelo de carteira de identidade

O departamento de Identificação Digital de Nova Ubiratã, autarquia ligada à Secretaria Municipal de Administração, deu início a emissão do novo modelo de carteira de identidade.

Ao solicitar o documento, o requerente pode optar pela impressão em papel moeda ou cartão policarbonato. A segunda opção tem tamanho reduzido e durabilidade de até 10 anos.

Em Mato Grosso a primeira emissão do documento é gratuita, assim como a transferência de outros. Já nos casos da 2ª via os valores compreendem a R$ 70,09 em cédula e R$ 99,53 para o cartão de policarbonato.

Para viabilizar a emissão dos novos modelos de RG’s, a prefeitura do município investiu o equivalente a R$ 15.556,00 (quinze mil, quinhentos e cinquenta e seis reais) na aquisição do kit bio, além de treinamento dos servidores que irão operar o equipamento.

Conforme o responsável pelo Departamento de Identificação, Ailton Tadeu Pateis, dentre as vantagens oferecidas com a implantação do novo sistema estão à segurança dos requerentes a redução do tempo de emissão do novo documento.

“No novo modelo de cartão estão inseridos alguns itens de segurança importantes como a QrCode no verso, um código de barras para consulta de autenticidade por meio de leitura biométrica, além de campos para inclusões opcionais como tipo sanguíneo e do número do PIS. Outra vantagem é o período de entrega. Antigamente o prazo para entrega do documento, conforme portaria da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), era de até 120 dias, hoje esse tempo reduziu e varia entre 30 e 60 dias dependendo da data de fechamento dos malotes e funcionamento dos Correios”, explica.

Ainda de acordo com o servidor, por ser digitalizado, o sistema elimina a necessidade de o requerente tirar fotografias 3x4.

“Nesse novo modelo tanto a fotografia quanto a assinatura são digitais. Isso por si só já resulta numa economia média de R$ 20,00”, assinala Pateis.

Para solicitar a emissão do novo documento, o requerente deve procurar o Departamento de Identificação, localizado em anexo ao Prédio do Poupa Tempo, das 7h ás 13h, munido com os seguintes documentos pessoais;

*Certidão Original de Nascimento e/ou Casamento

*Comprovante de endereço

*CPF

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3579 1452 (ramal 221).