PREVENÇÃO DE DOENÇA

22 de Novembro | 11:20

SECRETARIA: Saúde

Autor: Karen Misae de Borba Fonte: Ascom Foto: Divulgação

Nutricionistas conscientizam estudantes de escola municipal sobre importância da alimentação saudável

Promover a educação alimentar e conscientizar estudantes de diferentes idades sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada. Essa foi à proposta levada pelas nutricionistas Amanda Cristina e Paloma Cecília a estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves, em Nova Ubiratã.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes Melllitus, celebrado no dia 14 de novembro, a palestra esclareceu alguns mitos em relação ao assunto, além de sanar dúvidas como a diferença entre alimentos light e diet, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

“Não existe idade para desenvolver a doença, mas ela pode ser prevenida e tratada. Para quem já possui o diagnóstico, o diabetes pode ser combatido com prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável. Sendo assim, quando investimos na educação alimentar de crianças e jovens estamos evitando o surgimento da doença”, avalia a nutricionista Amanda Cristina.

Uma pesquisa divulgada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), 23 milhões brasileiros serão diagnosticados com a doença até 2040, deste total estima-se que 5% serão de jovens com no máximo 15 anos, tornando esse, um dado preocupante.

Causada pelo aumento dos níveis de açúcar (glicemia) no sangue, devido à deficiência total ou parcial na produção de insulina ou incapacidade de o organismo absorver esse hormônio, a diabetes mellitus é uma doença que pode levar a complicações como: doenças cardiovasculares, renais, complicações na visão, difícil cicatrização, amputações e até a morte.

“O aumento no número de adolescentes diabéticos em todo país serve de alerta, tanto para as autoridades públicas de saúde, quanto para a população de modo geral, afinal a diabetes não escolhe idade. No entanto, pode ser facilmente evitada com hábitos saudáveis de vida”, complementa a nutricionista Paloma Cecília.

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis como:

•        Comer diariamente verduras, legumes e pelo menos três porções de frutas;

•        Reduzir o consumo de sódio, açucares, doces e carboidratos refinados;

•        Parar de fumar e controlar o consumo de bebidas alcoólicas;

•        Praticar exercícios físicos regularmente (pelo menos 30 minutos por dia);

•        Manter o peso adequado.