CAMPANHA NACIONAL

28 de Novembro | 12:03

Secretaria de Saúde mobiliza moradores para o dia "D" de Vacinação contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ubiratã, por meio do setor de vigilância epidemiológica, realiza neste sábado (30) o segundo dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Iniciada em 07 de outubro, a campanha prevê a vacinação de crianças de seis meses a menores de 5 anos e da população adulto com idades entre 20 e 29 anos. Aplicada por via cutânea, a vacina contra sarampo também protege contra a caxumba e a rubéola.

Para atender a demanda, a pasta disponibilizou três profissionais, sendo 02 vacinadoras e 01 coordenadora geral.

“A equipe é formada por profissionais altamente qualificados o que garante a celeridade e a humanização durante o procedimento de vacinação”, assinala o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.

Para participarem da campanha, os interessados devem procurar a unidade do Programa de Saúde de Família ll, situado em anexo ao Centro Municipal de Saúde, das 7h ás 17h (sem intervalo de almoço), munidos com o cartão de vacinação .

Dados alarmantes

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, somente nos três últimos meses foram registrados 5.404 casos de sarampo no Brasil.

Ainda de acordo com o levantamento, 97% desses casos estão concentrados em 173 municípios do Estado de São Paulo já o restante (176) foi registrado nos estados de RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA e SE.

“Felizmente Mato Grosso não figura nesta lista. No entanto, isso não significa que a população pode acomodar-se. Ao contrário, precisamos intensificar a vacinação que continua sendo a forma mais eficaz de combate à doença”, reforça Stolfo.

Saiba Mais

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar a doença é através da vacina.

Sintomas

•        Febre acompanhada de tosse;