GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

29 de Novembro | 15:01

Autor: Karen Misae de Borba Fonte: ASCOM Foto: Divulgação

Projeto Japuíra chega à sede e contempla Associação das Mulheres Empreendedoras de Nova Ubiratã

Depois do Distrito Parque Água Limpa, situada a 90 quilômetros do perímetro urbano, chegou à vez das mulheres da sede serem contempladas pelo Projeto Japuíra.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Administração Municipal e o Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt), com apoio da Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a iniciativa proporciona a qualificação e a geração de emprego e renda.

Desta vez o projeto contemplou as integrantes da Associação das Mulheres Empreendedoras de Nova Ubiratã que inaugurou, nesta quarta-feira (27), a segunda fábrica de confecções de Nova Ubiratã.

Com o nome sugestivo de “Costurando os Sonhos”, a fábrica conta com máquinas modernas que possibilitam, entre outras, a confecção de peças em diferentes tipos de tecidos.

As empreendedoras aproveitaram a oportunidade para comercializar parte do produto fabricado ao longo do treinamento que teve duração de 3 meses.

“O Projeto Japuíra possibilita que tanto os comerciantes quanto a sociedade de modo em geral tenham acesso a produtos de alta qualidade por preços justos. Mas nós não conseguiríamos chegar aqui se não fosse a determinação de cada uma de vocês. Nova Ubiratã precisa de mais mulheres iguais a vocês. Quero reafirmar meu compromisso de trabalhar voluntariamente na comercialização dessas peças. Eu serei o vendedor número um de vocês”, enfatizou o prefeito do município, Valdenir José dos Santos.

“Estamos colhendo os primeiros frutos do esforço conjunto. Foram meses de preparação, centenas e centenas de horas de preparação em um esforço que já começa a ser recompensado. Quero agradecer aos parceiros que acreditaram e abraçaram com muito carinho o Projeto Japuíra”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Wellyngton Manoel Miranda Tavares.

Sem esconder o entusiasmo a Vereadora Elaine Cristina Teixeira, autora da indicação para implantação do projeto, comemorou a abertura da segunda fábrica de confecções. Ela aproveitou a oportunidade para doar um acessório para fabricação de tapetes frufru e solicitar ao, poder público, a aquisição de uma máquina de estampar camisetas.

“Precisamos aperfeiçoar a produção dessas peças, por isso entendo ser necessária à modernização no processo de fabricação. Temos máquinas de ótima qualidade, no entanto, ainda precisamos levar as camisas para serem estampadas em Sorriso. Isso além de prejudicar o tempo de produção, reduz a margem de lucro”, frisa.

O pedido da parlamentar foi prontamente atendido pela secretaria de Assistência Social que se comprometeu em adquirir a máquina de estampas.

O gerente do Projeto Japuíra, Osmar Rodrigues de Souza, relembrou das dificuldades enfrentadas e da satisfação em atender Nova Ubiratã.

“O IMAmt e a Prefeitura de Nova Ubiratã são parceiros de longa data. Quando o Wellyngton [secretário] solicitou apoio para a abertura da segunda fábrica nós não pensamos duas vezes, abraçamos a causa e aqui estamos novamente (...) não tenho dúvidas que em pouco tempo Nova Ubiratã se transformará em um grande polo de produção”, assinala.

A solenidade de inauguração também contou com a presença de comerciantes, membros de entidades representativas, dos secretários municipais Silvio André Stolfo (Saúde), Neivo Aparecido Fonseca (Governo), Arnon Soares Vandes (Meio Ambiente), Sileuza Dias Santos (Assistência Social) e dos vereadores Adilson Luiz da Silva e Leonildo Antônio.