Veículo 0 KM

20 de Março | 12:45

Secretaria de Saúde repassa ambulância para atendimentos em comunidade rural de Nova Ubiratã

A partir de hoje (20), os profissionais que atuam no Posto de Saúde Albino Furst passam a contar com um importante reforço para os atendimentos de urgência e emergência.

A unidade de saúde localizada no Distrito de Piratininga, a 90 quilômetros do perímetro urbano de Nova Ubiratã, foi contemplada, nesta quinta-feira (19), com o repasse de uma ambulância 0 km.

A aquisição totalizando R$ 182 mil, faz parte de uma emenda impositiva no valor de R$ 160 mil, destinada pelo deputado Dilmar Dal Bosco, e contrapartida de R$ 22 mil da Administração Municipal.

Com este já são dez veículos repassados ao setor da saúde em apenas 24 meses. A última entrega havia sido realizada no final de setembro e contemplou os moradores do Distrito Entre Rios, situado a 150 quilômetros da sede.

“Parte desses veículos são provenientes de Parcerias Público-Privadas. Isso demonstra a responsabilidade social e a confiabilidade das empresas locais em nosso modelo de gestão compartilhada”, afirmou o prefeito Valdenir José dos Santos que enalteceu o empenho dos vereadores do Partido Democratas.

“Não poderia deixar de agradecer aos vereadores Heder Sais Machado e Jaime Hobold Junior que identificaram a necessidade e foram em busca da solução junto ao deputado [Dilmar Dal Bosco]. São atitudes como essa que diferem um legislador do outro”, observa.

Para o ex-vereador e liderança na comunidade, Valdemiro Furst (Miro), a entrega da ambulância para atendimento exclusivo daquela comunidade representa a realização de um sonho.

“A situação das antigas ambulâncias eram precárias, não ofereciam conforto nem muito menos segurança aos pacientes que precisavam ser encaminhados a sede. Hoje a realidade felizmente é outra e isso me enche de orgulho (...) hoje nossos moradores são tratados com o respeito que merecem”, assinala.

Opinião semelhante tem o vereador e representante da comunidade, Nilton Luiz Parizzoto. Para ele a aquisição da nova ambulância é fundamental para garantir um atendimento ágil e seguro para aqueles que residem na área rural.

“Percorremos um caminho logo até chegar ao hospital mais próximo. Dependendo da gravidade, a agilidade do atendimento é fundamental para salvar a vida do paciente”, avalia.

O secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo, aproveitou a oportunidade para anunciar o repasse de mais duas ambulâncias para o atendimento dos moradores da área rural.

“Diante da crescente demanda, estaremos destinando um veículo para o Distrito de Novo Mato Grosso e um para o Distrito de Entre Rios, este último passará a contar com duas ambulâncias. Desta forma estaremos garantindo a cobertura em tempo integral do atendimento, enquanto uma ambulância estiver prestando socorro a um paciente a outra estará à disposição da equipe de saúde”, se comprometeu.

Também participaram do ato de entrega, os secretários municipais de Governo (Neivo Aparecido Fonseca), Assistência Social (Sileuza Dias Santos), Agricultura (Paulo César Centurião) e de Obras, Infraestrutura e Transportes (Cosmen Brito de Souza), além dos vereadores Heder Machado, Jaime Hobold Júnior e Adilson Luiz da Silva.