60 veículos abordados

25 de Junho | 12:40

Barreira sanitária reforça ações de prevenção ao coronavírus em Nova Ubiratã

Cerca de 60 veículos foram abordados, nesta quarta-feira (24), em uma barreira sanitária instalada no trevo de acesso ao perímetro urbano de Nova Ubiratã.

A medida faz parte de uma série de ações que tem por objetivo “frear”  disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no município.

Participam da iniciativa, servidores municipais ligados a Saúde, procuraria jurídica, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Militar e membros de entidades religiosas.

Nas abordagens, ocupantes dos veículos passaram por triagem com a aferição da temperatura corporal e o preenchimento de um questionário com perguntas relacionadas aos sintomas da doença.

Durante o procedimento, foram identificados moradores de sete diferentes cidades ingressando em Nova Ubiratã. Alguns dos visitantes saíram de municípios classificados como de alto risco para transmissão da Covid-19, a exemplo de Cuiabá e Matupá.

Para a advogada e representante da procuradoria jurídica do município, Jéssika Borges Portes, o aumento do tráfego de transeuntes é alto se levado em consideração às medidas impostas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras municipais.

“Parte dessas pessoas estava a trabalho. Entretanto, outras vieram ao município para visitar parentes e amigos. Isso comprova o quanto estamos suscetíveis ao contágio da doença. A impressão que temos é que essas pessoas ainda não se conscientizaram da gravidade do momento em que estamos vivendo”, assinala.

Ainda de acordo com a profissional, as barreiras sanitárias serão realizadas rotineiramente em dias e locais alternados.

“Esperamos conscientizar o máximo de pessoas e desta forma evitar a implementação de medidas mais rígidas”, observa a jurista.

Dados locais

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até o final da tarde desta quarta-feira (24), já haviam sido notificados 51 casos da doença em Nova Ubiratã, sendo que 36 deles receberam diagnóstico de cura.

Outras 17 pessoas aguardam resultados dos exames laboratoriais e 79 permaneciam em isolamento domiciliar (quarentena).