PARTICIPAÇÃO PÚBLICA PRIVADA

10 de Maio | 20:53

SECRETARIA: Obras e Infraestrutura

Parceria entre produtores e administração pública viabiliza obras em estrada vicinal de Nova Ubiratã

Um projeto piloto desenvolvido por meio de uma parceria entre produtores rurais e a prefeitura de Nova Ubiratã tem possibilitado a manutenção e revitalização de aproximadamente 40 quilômetros de estradas vicinais.

Batizada de Participação Pública Privada, a inciativa prevê a utilização de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para o cascalhamento e levantamento do trecho que liga a rodovia estadual MT-242 até a altura da Fazenda 12.

No trecho ainda serão construídos desaguadores, micro bacias de contenção e pelo menos dois bueiros para facilitar a vazão de águas pluviais e com isso eliminar o antigo problema de atoleiros enfrentados pelos moradores durante o período chuvoso.

“Com apoio dos produtores rurais nós conseguimos mapear o trecho e elaborar um cronograma de trabalho preventivo. Uma união de esforços que beneficiará além dos produtores rurais centenas de estudantes e a comunidade em geral”, explica o prefeito Valdenir José dos Santos.

A execução do projeto segue sob o comando da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Transporte do município que conta com o apoio de 18 trabalhadores e utiliza 12 maquinários, sendo sete caminhões caçamba e um tanque, um trator de pneu equipado com terraceador, uma patrola e duas retroescavadeiras.

“Nossa meta é concluir os serviços em no máximo 30 dias. Posteriormente a isso vamos buscar outras comunidades que tenham interesse em fazer parte do projeto e somar conosco”, enfatiza o Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, Cosmen Brito.

Para o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Ubiratã, Albino Ruiz, a parceria vem de encontro com o anseio do setor agrícola, principal beneficiado com o projeto.

“A melhoria das estradas aumenta a produtividade e diminui o risco do produtor que passa a ter a certeza que consuiguirá escoar sua produção até os armazéns”, assinala.

“Tenho propriedade na região há 32 anos e é a primeira vez que vejo uma parceria desta importância. Estamos contribuindo por entender que ações como esta são de suma importância para o desenvolvimento da região”, complementa o agricultor Vagner Edson do Nascimento, proprietário de uma área de 3,5 mil hectares.