COMPETIÇÃO DE XADREZ E ATLETISMO

10 de Junho | 20:22

Jogos Escolares reúne mais de 170 estudantes da rede municipal de ensino em Nova Ubiratã

Estudantes de oito instituições municipais de ensino participaram dos Jogos Escolares de Nova Ubiratã, realizado nesta sexta-feira (09).

O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio das secretarias de Esportes e Saúde, mobilizou mais de 170 estudantes com idades entre 06 e 14 anos.

As competições, divididas em três modalidades esportivas, sendo elas; salto em distância, corrida de 100 e 200 metros, categorias masculino e feminino, e xadrez, categoria mista, ocorreram nas dependências do Estádio Municipal Daury Riva e no saguão principal da Escola Municipal Tancredo Neves e foram acompanhadas por professores, coordenadores e diretores das escolas participantes.

Além de repassar orientações importantes, os professores incentivavam os competidores da torcida. Um apoio importante principalmente pra quem veio de longe como era o caso da delegação do Distrito Entre Rios.

“Para o professor é sempre um prazer proporcionar experiências como essa aos seus alunos. Viemos de longe e apesar do cansaço eles têm dado o máximo de si nas competições. O esporte é muito importante e reflete no rendimento escolar é por isso que temos priorizado a prática em nossa escola”, afirma a diretora da Escola Municipal Entre Rios, Jussara Zimmermann.

Outra que também não escondia o orgulho dos alunos era a coordenadora Marcia Ravena Pasquali, da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral do Distrito de Santa Terezinha do Rio Ferro.

“Entendo que eventos dessa natureza são fundamentais para promover a interação entre os alunos. Nós que trabalhamos no interior temos dificuldades pra trazê-los até aqui, por esse motivo comemoramos muito com a conquista de cada medalha. Acredito que estou mais ansiosa que eles”, disse sorridente.

Para a Secretária Municipal de Educação, Lenir de Fátima Ferreira Vronski, além de promover a interação entre os estudantes o evento também proporcionou momentos de descontração de professores e demais profissionais do setor.

“Através desse evento nós conseguimos reunir dezenas de professores, profissionais que tiveram a oportunidade de sair das salas de aula e junto com seus respetivos alunos desfrutar de momentos agradáveis. Ontem a noite, por exemplo, nós oferecemos a eles uma sessão de cinema”, ressalta.

Ainda de acordo com a gestora, este foi o primeiro evento voltado para os estudantes das séries iniciais.

“Nossa meta foi priorizar as crianças menores que geralmente não participam dos jogos escolares abertos previsto para o mês de julho”, complementa.

De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Rogério Luís Rabuske, o desempenho dos alunos durante as competições de atletismo chamou a atenção da administração pública que tem investido na modalidade.

“O atletismo requer muita dedicação do praticante por ser tratar de uma modalidade em que quase sempre você treina sozinho, diferente do futebol, futsal e voleibol. Mesmo assim temos incentivado a prática desse esporte que trás inúmeros benefícios aos praticantes, incluindo a socialização”, pontua.

Apesar de ser considerada uma modalidade esportiva simples, o atletismo requer alguns cuidados básicos por parte de seus praticantes, como recomenda o professor de educação física João Cláudio.

“A atividade física é extremamente importante no combate e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão e até doenças cardiovasculares. Por outro lado os praticantes não podem deixar de tomar alguns cuidados com a alimentação que deve ser á base de proteínas, a correta hidratação do corpo e claro o acompanhamento médico”, assinala.

Ao todo a competição distribuiu - para os três primeiros colocados de cada modalidade - 63 medalhas.

Participaram da competição as escolas municipais;

Cachoeira do Ronuro – Fazenda Rio Bonito

Tancredo Neves – Sede