CAR E SIMCAR

10 de Agosto | 11:16

Autor: Simone Lima Fonte: Ascom

Pequenos agricultores recebem apoio gratuito para Cadastramento Ambiental Rural

Os pequenos produtores rurais de Nova Ubiratã já podem solicitar gratuitamente o cadastramento e a retificação dos dados inseridos no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A iniciativa da prefeitura do município, através da secretaria de Meio Ambiente, deve abranger cerca de 1,4 mil propriedades rurais que se enquadram nas especificações da agricultura familiar.

Para ter acesso ao serviço é necessário que os interessados procurem a secretaria municipal de Meio Ambiente localizada na avenida Tancredo Neves, centro. O agendamento do atendimento pode ser feito pelo telefone (66) 3579 1602.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Ari Antônio Basso, têm direito ao serviço gratuito os agricultores que residam na propriedade rural. Esta por sua vez não pode exceder o limite de 360 hectares de terras.

“A atualização desses dados são fundamentais para que o pequeno produtor rural tenha acesso a linhas de créditos e com isso fomente a agricultura familiar e a economia local. Vale lembrar que isso também inclui os beneficiados pelo programa de reforma agrária que não tiveram seus lotes homologados”, explica o secretário.

“A inscrição no CAR representa o primeiro passo para a obtenção da regularidade ambiental e possibilita o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural”, reforça Murilo Gonçalves, engenheiro florestal da secretaria de Meio Ambiente de Nova Ubiratã.

Caso fosse custear o processo cada produtor teria que desembolsar de R$ 1 mil a até R$ 1,5 mil reais.

O que é o CAR?

Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanentes - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O que é o SICAR?

Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SICAR foi implantado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em substituição ao SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) destinam-se a subsidiar políticas, programas, projetos e atividades de controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento ilegal. O SICAR é o responsável por emitir o Recibo de Inscrição do Imóvel Rural no CAR, que confirma a efetivação do cadastramento e o envio da documentação exigida para a análise da localização da área de Reserva Legal, inclusive perante as instituições financeiras para concessão de crédito agrícola, em qualquer de suas modalidades a partir de 31 de dezembro de 2017.

O que é SIMCAR?

O Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) é a nova ferramenta de gerenciamento de todos os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) do Estado de Mato Grosso.