Interação Social e Lazer

09 de Outubro | 13:09

Integrantes de seis grupos participam de evento em comemoração ao Dia do Idoso em Nova Ubiratã

Mais de oitenta pessoas participaram do evento em comemoração ao Dia do Idoso, realizado neste sábado (07) no Parque de Exposições de Nova Ubiratã.

Organizado pela secretaria municipal de Assistência Social, o evento reuniu integrantes dos grupos da melhor idade da sede e dos distritos Piratininga, Parque Água Limpa, Santa Antônio do Rio Bonito, Novo Mato Grosso e Entre Rios.

Esbanjando disposição, os idosos encararam uma maratona de quase seis horas intercaladas por brincadeiras, várias competições e matinê dançante.

Entre os participantes estava a moradora do distrito Entre Rios, Eva Borges Lima, 62, mãe de três filhos e avó de cinco crianças ela percorreu mais de 150 quilômetros para participar do evento.

“É um percurso longo, mas vale a pena o esforço. Aqui reencontramos amigos, nos divertimos e fazemos novas amizades”, diz.

Participante assídua do grupo da melhor idade, ela garante que o segredo da jovialidade está associado com o estilo de vida de cada pessoa.

“Nosso distrito é um lugar muito bom para viver, mas é carente de lazer. Passamos a maior parte do tempo trabalhando por isso sempre que tenho oportunidade estou confraternizando com os amigos. Estou chegando aos 63 anos com uma disposição de dar inveja a muita gente”, afirma sorridente.

Morando há 35 anos no distrito de Santo Antônio do Rio Bonito, Benedito Fonseca, 68, é outro que não perde nenhum evento da terceira idade. Seu Dito, como é popularmente conhecido, faz questão de seguir para os eventos no próprio veículo. Ao lado da esposa, Edézia Pereira Lima Fonseca, ele percorreu cerca 50 quilômetros até chegar à sede do município.

“Sempre ficamos ansiosos nos dias que antecedem os eventos da terceira idade (..) a diversão é muito importante porque quanto mais agente festa, mais agente vive (...) eu venho e volto dirigindo e espero continuar assim por muitos anos”, garante o veterano.

Para a secretária de Assistência Social, Sileuza Dias Santos, além de promover a interação entre moradores de diferentes localidades do município o projeto visa à valorização e a conscientização dos direitos da pessoa idosa.

“Uma das atribuições da secretaria de Assistência Social é defender o direito da pessoa idosa, seja por meio de ações preventivas ou orientativas como estamos fazendo hoje aqui”, assegura.

A gestora ainda destacou o empenho dos servidores da pasta. Segundo ela o carinho e a dedicação dos profissionais têm atraído novos integrantes a cada dia.

“Nosso número de atendimento praticamente triplicou nos últimos anos. Isso graças ao comprometimento da minha equipe a quem sou muito grata”, concluiu a secretária que aconhada pelo prefeito, Valdenir José dos Santos, participou de todas as competições.

O evento contou trabalho voluntariado e apoio dos secretários municipais de Governo, Saúde e Obras, respectivamente, Arnon Soares Vandes, Comen Brito de Souza, Ari Antônio Basso, e dos vereadores Nilton Parizotto, Elaine Cristina Teixeira e Adilson Luiz da Silva.