NESTA SEXTA-FEIRA (02)

30 de Outubro | 19:24

Administração pública decreta ponto facultativo em virtude do feriado de Finados

O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta sexta-feira (03), em virtude do feriado nacional de Finados celebrado na quinta-feira (02).

Conforme decreto de lei de nº 074/2017 - publicado na manhã desta segunda-feira (30), fica instituído ponto facultativo em período integral em todas as repartições e órgãos municipais, com exceção daquelas consideradas essenciais como; os atendimentos médicos de urgência e emergência (Pronto Atendimento), coleta de lixo domésticos e as obras de manutenção e revitalização das estradas vicinais.

O decreto também abrange as instituições de ensino municipais, escolas e Cemeis, conforme previsto no calendário escolar desenvolvido pela secretaria municipal de Educação.

O atendimento no Paço Municipal será retomado normalmente na segunda-feira (06) á partir das 7h.

Dia de Finados

De acordo com um grande número de estudiosos, o ato de venerar os falecidos teve origem em meados do Século I. Naquela época, os cristãos costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. Já a partir do século V, a igreja decidiu destinar uma data específica para que o que hoje nós conhecemos como de Dia dos Finados.

Ainda assim, a data para o Dia dos Finados só foi realmente estabelecida no século XIII. A escolha da data do dia 02 de novembro leva em conta que no dia anterior, dia 1º de novembro, é celebrado o “Dia de todos os Santos” e, nesta ocasião, são prestadas homenagens a todos que morreram em estado de graça, mas que não receberam a canonização. Já no dia 02, é o momento de relembrar os entes queridos que já partiram.