28 empresas selecionadas

08 de Março | 11:02

Por intermédio de prefeitura, Estado aprova investimento de R$ 1,3 milhão para empresas de Nova Ubiratã

Vinte e oito micro e pequenos empresários de Nova Ubiratã foram selecionadas para receberem financiamento da Agência de Fomento Desenvolve MT.

Provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic) e do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), os recursos somam R$ 1,3 milhão e serão aplicados em diferentes segmentos comerciais do município.

O Fundeic tem o objetivo de promover com recursos financeiros as atividades industriais e agroindustriais que tenham relevância no contexto da economia do estado, visando acelerar o desenvolvimento econômico por meio do estímulo à melhoria da produtividade. Já o recurso da Fungetur que é viabilizado pelo Ministério do Turismo, com seguimento no ‘trade’ turístico, visa oferecer para o micro e pequeno empresário investimento em infraestrutura e equipamentos.

Conforme o secretário de Indústria, Comercio, Turismo e Cultura de Nova Ubiratã, Wellyngton Manoel Mirando Tavares, a negociação para incluir o município na lista de cidades contempladas teve início em setembro de 2017 com o objetivo fomentar a economia além de incentivar o crescimento das empresas locais.

“A iniciativa atendeu uma solicitação do prefeito Valdenir José dos Santos que preocupado em minimizar o efeito da crise financeira do país nos incumbiu de buscarmos mecanismos que beneficiassem a classe empresarial”, explica.

Ainda de acordo com o gestor, essa é a primeira vez que o município é contemplado com projeto dessa envergadura.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desse esforço em conjunto entre a prefeitura e o governo do Estado. Essa é a primeira vez que os pequenos empresários de Nova Ubiratã terão acesso a uma linha de crédito com juros bem abaixo do praticado no mercado”, enalteceu o secretário que já articula a inclusão dos pequenos produtores rurais do município na lista de beneficiados.

Os empresários de qualquer segmento que tenham interesse em aderir ao programa devem procurar a secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura para obterem mais informações.

“Desde o ano passado estamos nos articulando para o avanço do investimento econômico da cidade. Através de um evento em que estive palestrando as nossas linhas de crédito, conseguimos gerar essa gama para o projeto da Fundeic e o Fungetur. Os proprietários que estão realizando estes investimentos, estão otimistas porque o Fundeic é a menor taxa que existe no mercado [em torno de 5% ao ano e com carência] e a Fungetur a taxa vária por seguimento sendo 6% no financiamento de máquina e equipamento e 5% ao ano na aquisição da construção civil ”, pontuou o secretário executivo da Desenvolve MT, José Gamballi Neto.

A confirmação do investimento veio, nesta quarta-feira (07), em Cuiabá, durante encontro entre os secretários municipal e estadual e os vereadores Adilson Luiz da Silva (Adilsinho da Obras) e Elaine Cristina Teixeira.

(Com informações assessoria GCOM)

itiraf et sormam lazim Odtululer Dershanesi