Merecida Homenagem

23 de Junho | 12:48

Praça de Nova Ubiratã recebe nome de pioneiro morto em decorrência de câncer

O servidor público municipal e pioneiro de Nova Ubiratã, Amarildo Antônio Maraskin, de 53 anos, falecido no último dia 15, em decorrência de um câncer no aparelho digestivo, foi homenageado por amigos e familiares na tarde desta sexta-feira (22).

A trajetória de vida de Amarildo foi eternizada pela homenagem póstuma que deu seu nome a Praça de Lazer situada entre os bairros; Jardim Imperial e Residencial Santa Helena, este lançado em 2014 pela Imobiliária Valle Imóveis com colaboração direta do pioneiro até então proprietário da área.

A iniciativa da Administração Municipal foi apresentado em 18 de junho, por meio do Projeto de Lei de nº 020/2018.

“O Amarildo entrou em nossas vidas como um presente de Deus. Sempre acreditando nos projetos da nossa empresa e no desenvolvimento de Nova Ubiratã. Sua partida reprentina nos trás profunda dor como amigos e parceiros comerciais”, emocionada disse a empresaria Neiva Dalla Valle.

Em meio à solenidade, a empresária leu uma nota emitida pela família. O documento transcreve a trajetória de vida do pioneiro desde sua cidade natal (Santa Helena/PR) até a mudança para o município de Nova Ubiratã.

“Hoje a saudade nos faz uma visita, mas não vem acompanhada da tristeza como protagonista. Com corações mais confortados, dedicaremos este dia para relembrar os bons momentos que foram compartilhados e como a presença de uma pessoa tão querida foi capaz de transformar tantas outras vidas. O Amarildo Maraskim sempre foi muito atuante e influente na comunidade de Sub Sede, Município de Santa Helena- PR, onde nasceu e residiu até 1989, puxando a frente de grupos de jovens, clube esportivo, entre outros, sempre batalhou pelo bom andamento da sociedade”, dizia a nota.

Em outro trecho do documento, a família enlutada narra à mudança para o Estado de Mato Grosso ocorrida no final da década de 80.

“Se mudou para Nova Ubiratã em 1989, formou novas amizades, construiu uma família linda e trilhou seu novo caminho, sem perder a virtude e o dom de ajudar as pessoas, sempre lutou para o progresso e desenvolvimento da cidade até o fim de sua vida, onde deixa saudades e boas recordações”, finaliza.

O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, destacou que "o empreendedorismo de Amarildo foi determinante para estabelecer um novo conceito de moradia no município".

“Eu me recordo que quando o Amarildo comprou este lote de terra muita gente desdenhou a ideia, mas como grande empreendedor ele não se deu por abatido. Ao contrário ele persistiu, aguardou o tempo correto e anos depois, juntamente com a Valle Imóveis, inaugurou este que seria o primeiro loteamento a oferecer 100% de infraestrutura aos futuros moradores”, enalteceu.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Heder Sais Machado, relembrou dos relevantes serviços prestados por Amarildo durante seus quase 20 anos de vida pública.

“Eu tive o prazer de trabalhar com o Maraskin na área de fiscalização. Recordo-me claramente de sua disposição tanto na vida pública quanto na vida privada. Sua perda fará muita falta a nossa comunidade”, assinala.

A solenidade foi concluída com o descerramento da placa que leva uma das frases preferidas do pioneiro, "Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade".

itiraf et sormam lazim Odtululer Dershanesi