Conferência Nacional de Educação

28 de Junho | 11:47

Durante conferência, profissionais apresentam propostas para o setor da Educação em Nova Ubiratã

Professores e demais profissionais ligados a área da Educação definiram as propostas que serão apresentadas durante a 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae).

A etapa municipal foi realizada nesta segunda-feira (25), nas dependências da Câmara de Vereadores, em Nova Ubiratã.

Na ocasião, os participantes analisaram o documento base elaborado pelo Fórum Nacional de Educação, este por sua vez debatido anteriormente no âmbito escolar.

"Cada instituição de ensino analisou ao menos um, dos oito eixos propostos pelo Conae 2018, além de escolherem seus respectivos representantes para a etapa municipal", explica o secretário municipal de Educação e Esportes, Leandro Alves.

A metodologia de estudo ficou a critério de cada unidade escolar.

Confira quais são os oito eixos;

I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV - Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V - Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Durante a conferência ainda foram eleitos três delegados, sendo dois titulares e um suplente, que irão representar o município durante a etapa regional que acontece dia 09 de julho, em Sinop.

Foram eleitas como titulares, Edinei Cenci, Elisabete Wurzius e a suplente Veranice Terezinha Greff.

"A participação maciça dos profissionais reforça a preocupação com a melhoria dos serviços prestados pela classe. Todos, sem exceção, trouxeram suas opiniões, experiências e anseios. Tudo de forma bastante ampla e democrática", assinala o secretário.

itiraf et sormam lazim Odtululer Dershanesi