E-mail Imprimir

Nossa Cidade | PESQUISA

VOLTAR

História

A localidade foi fundada pelo sr. Manoel Pinheiro. Foi também Manoel Pinheiro quem denominou o núcleo de Ubiratã. Formando o patrimônio de Ubiratã. 

Segundo os moradores mais antigos da localidade, a denominação é referência à Fazenda Ubiratã, em cujo território desenvolveu-se o núcleo que deu origem ao atual município.

Outra corrente afirma que a origem do nome é homenagem à cidade de Ubiratã, localizada na região centro-oeste do Estado do Paraná. Vieram de lá, os primeiros colonos que habitaram esta região conforme afirmação de pioneiros. 

Dentre as famílias mais antigas nomeiam-se os Feijó, Setter e Ross, dentre outros. A empresa que colonizou parte da área da antiga Fazenda Ubiratã foi a COMIPIL - Comércio de Imóveis Pinheiro Ltda, cujo principal acionista era o sr. Manoel Pinheiro. 

O município de Nova Ubiratã foi criado em 19 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual nº 6.691. O termo "Nova" serve para diferenciar do ja existente paranaense. 


CRÉDITOS: Mato Grosso e Seus Municípios, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004.Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005,Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM 
Data de publicação: 03/09/2007 

Fonte: 
www.seplan.mt.gov.br