Imprensa Notícias
GERAL

Prefeitura Municipal em parceria com o CTG Nativos do Sul ao Norte realizarão mais uma edição da Mateada

12/09/2022 às 10:01:00
Maikon Dall'aqua
Fonte: ASCOM

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, e em parceria com o CTG-Nativos do Sul ao Noite de Nova Ubiratã irão realizar no próximo domingo dia 18 de Setembro a Mateada o evento será em comemoração ao dia do Gaúcho.

O evento é uma reedição do que aconteceu no ano passado. E deve ter início as 09:30 horas com um Bingo, a programação vai contar ainda com almoço e matinê dançante.

Dia do Gaúcho

O dia 20 de setembro, conhecido como o Dia do gaúcho, é feriado no estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835.

Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história. Durante 10 anos - conhecido como o Decênio Heroico (1835-1845) - a revolta teve como cenário o Rio Grande do Sul, sendo por isso a data mais importante do calendário desse estado.

Assim, O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha.

A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul, de acordo com o Decreto estadual nº 36.180, de 18 de setembro de 1995.