Imprensa Notícias

06/01/2023 às 11:18:00
Maikon Dall'aqua
Fonte: ASCOM

Na manhã desta sexta-feira dia 06 de Janeiro, o Prefeito em exercício Adilson Luiz da Silva se reuniu com representantes do IBGE, juntamente com Secretários, Vereadores e Servidores Municipais. O objetivo da reunião, era discutir o Censo 2022, que está sendo realizado pelo IBGE, que por sua vez, disponibilizou uma prévia dos números, onde consta que Nova Ubiratã possui 12.936 habitantes, número esse contestado pela Prefeitura.

Na reunião, os representantes do IBGE, mostram o sistema utilizado, e explicaram a metodologia aplicada para a pesquisa, e disseram que confiam no levantamento, no entanto, não estão eximidos de erros que possam ter sido cometidos pelos profissionais. Eles falaram ainda da dificuldade encontrada para a contratação de pessoas para trabalhar, bem como a resistência de alguns moradores em responder, e a dificuldade dos profissionais em localizar os moradores em suas residências.

Por sua vez, a prefeitura, através das secretarias municipais, colocou à disposição os dados que possuem como, número de hidrômetros, cadastros de famílias na assistência social, na saúde e no SAAE, para serem confrontados, e dessa forma levantas quais as residências e moradores que não foram visitados pelo IBGE, e assim, o Censo 2022 chegar o mais próximo da realidade do município.

A prefeitura também está realizando uma enquete, através do site oficial, para saber quantas pessoas foram e quantas não foram visitas. Esse relatório será entregue ao IBGE, que por sua vez, visitará essas pessoas para que elas possam responder o questionário, e serem contabilizadas no Censo. Vale ressaltar que é extremamente importante, que todos os moradores sejam visitados e respondam o questionário do Censo, pois será através desses dados, que o Governo Federal fará o repasse de recursos ao município, e assim Nova Ubiratã poderá ter uma Educação e Saúde muito melhor.

A Prefeitura Municipal se coloca à disposição do IBGE, para oferecer o suporte necessário aos recenseadores, para que possam realizar o trabalho da melhor forma possível, e também da população para esclarecer qualquer dúvida. É importante frisar, que essa troca de dados é referente apenas ao Censo 2022, tamanho da população, número de residências, por tanto as informações pessoais dos moradores, como número de documentos e telefones, permaneceram seguros, não serão repassados. Todo esse trabalho será feito com responsabilidade, tanto por parte da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, como por parte do IBGE.