Imprensa Notícias
GERAL

Secretaria de Saúde oferece vacina contra Meningite

18/11/2022 às 11:57:00

A Prefeitura Municipal através da secretaria de saúde informa que a vacina Meningo C já está disponível para os profissionais da saúde, que são pessoas que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância á saúde, sejam eles hospitais, clinica, ambulatórios, laboratório e outros locais.  Assim compreende tanto os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogo, biomédicos, farmacêutico, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. Quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Já foram registrados alguns casos recentes no Estado. A meningite é uma doença que pode ser confundida com a gripe, mas as sequelas são graves e ela pode até matar, é causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite.

Para se vacinar, com seu cartão do SUS e de vacina em mãos, procure a sala de vacinação do PSF II que atende de segunda a sexta das 6:15 as 17:45.