91,81% DE CURA

SECRETARIA: - Informativos

Autor: Michel Ferreira Fonte: ASCOM Foto: Divulgação

Nova Ubiratã atinge marca de 258 pacientes curados do coronavírus

O município de Nova Ubiratã atingiu a marca de 258 pacientes curados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento 281 casos da doença foram notificados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (25), pela pasta, e mostram que 91,81% dos moradores contaminados já estão livres da doença.

O boletim revela ainda que 17 pacientes continuam em tratamento, dois deles internados no Hospital Regional de Sorriso.

O número de casos suspeitos também diminuiu para 29, assim como o de pessoas em isolamento domiciliar (132).

Por outro lado, o número de pacientes mortos (04) é considerado elevado para um município com apenas 12 mil habitantes.

Cautela

Para manter a redução gradativa da doença o Comitê de Enfrentamento, Acompanhamento, Monitoramento e Adoção de Medidas Contra o Coronavírus, em deliberação, decidiu manter a vigência do decreto municipal com as medidas restritivas (toque de recolher – das 22h ás 5h) até o dia 03 de setembro.

Cenário estadual

Até a tarde desta terça-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde já havia confirmado 85.069 casos, sendo que 2.653 pacientes morreram em decorrência do novo coronavírus.

Cenário nacional

No mesmo intervalo de tempo, o Governo Federal confirmou 3.669.995 casos da Covid-19 no Brasil e 116.580 óbitos oriundos da doença.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

*Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

*Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

*Evitar contato próximo com pessoas doentes;

*Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

*Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.