7H ÀS 11H E DAS 13H ÀS 17H

SECRETARIA: - Informativos

Autor: Karen Misae de Borba Fonte: ASCOM Foto: Arquivo/Divulgação

Com demanda reduzida, PSF II retoma horário normal de funcionamento

O Programa de Saúde da Família (PSF II), situado em anexo ao Centro Municipal de Saúde, retoma o horário normal de funcionamento a partir desta terça-feira (1º).

Desde 10 de agosto, a unidade adotou o sistema de atendimento ambulatorial e emergência no período noturno. O objetivo era reduzir o tempo de espera e evitar aglomeração de pacientes em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A redução do número de pacientes infectados contribuiu com a diminuição da procura por atendimentos médicos, tornando desnecessária a jornada extra.

Diante das estatísticas positivas, a unidade passa a atender das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Os atendimentos noturnos de urgência e emergência voltam a ser realizados no Centro Municipal de Saúde (24 horas).

As outras duas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF I e III) seguem também com horário normal de atendimento, das 7h ás 11h e das 13h às 17h.

Cenário Municipal

Até o final da tarde desta segunda-feira (31), Nova Ubiratã havia notificado 297 casos da Covid-19, sendo que 274 pacientes já se encontram curados. Outros 06 pacientes seguem em tratamento, sendo 02 deles internados.

Cinco moradores do município já morreram em decorrência da doença.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo Coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo Coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus.

Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.