Publicado: Quinta, 31 Agosto 2023 09:31 | Por: Carol Zimke - Ascom

O Município de Nova Ubiratã será contemplado com a contratação de 6 brigadistas

O Município de Nova Ubiratã será contemplado com a contratação de 6 brigadistas Ascom

Confira as ações realizadas no município no ano de 2023 para prevenção de focos de incêndio

A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, realizou no ano de 2023 diversas campanhas de prevenção e conscientização de incêndios, tanto na sede do município, quanto em distritos. Dentre os trabalhos realizados, estavam a formação de 4 turmas no Curso Formação de Brigadistas, no qual cerca de 50 alunos participaram, além de palestras em escolas municipais com aproximadamente 400 crianças, além de diversas outras ações. Essas campanhas foram realizadas visando o período de seca, no qual, Nova Ubiratã vinha sofrendo com muitas ocorrências de incêndio nos anos anteriores, não somente na sede como em diversos distritos do município.

O Fiscal de Meio Ambiente, Luiz Felipe Oliveira, destacou que essas ações surtiram efeito. “Como o município vem a anos sofrendo com queimadas e a fumaça na sede e nos distritos, desde 2021 a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar vem realizando campanhas de prevenção, essas ações vêm surtindo efeito como, a diminuição de ocorrências com focos de incêndios, e também a contratação de brigadistas para ajudar a dar resposta rápidas quando surgir focos de incêndio", concluiu Felipe.

A Enfermeira do Pronto Atendimento, Ariolene Lopes, frisou o aumento de casos de problemas respiratórios no período da seca. “Durante o período de seca, os atendimentos no município a pacientes com problemas respiratórios principalmente crianças com quadro infeccioso de pneumonia aumentam significativamente. Vale ressaltar que durante esse período é bom manter se hidratado e se atentar a não provocar incêndios e queimadas", contou Ariolene.

O Sargento Luciano Gonçalo Barros, aproveitou para agradecer a parceria da Prefeitura Municipal. “O Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Nova Ubiratã, realizou nesse ano de 2023, diversas ações referente a importância da conscientização e prevenção de queimadas no município, não somente nesse período proibitivo, mas durante todo o ano. Iremos finalizar o processo com a contratação de 6 brigadistas, no qual Nova Ubiratã foi contemplada, onde os mesmos já estão finalizando todo o processo. Quero agradecer a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde que vem sempre trabalhando junto conosco, e um agradecimento especial à Prefeitura e ao Prefeito Edegar”, finalizou.